Como montar um departamento infantil
  • By Juliana Costa
  • outubro 19, 2023
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Como montar um departamento infantil

Como montar e manter um Departamento Infantil na Igreja

Por Keli Talita Hollanda

1o passo: ANALISAR
A primeira coisa a se fazer é olhar para sua realidade e avaliá-la. Observar o que se tem (REALIDADE), pensar no que se deseja (EXPECTATIVA) e focar no que já está ao alcance para se fazer (POSSIBILIDADE). A partir daí, é necessário elaborar um Projeto (Plano de Ação) e compartilhar com os irmãos a visão da necessidade, da importância de implementação do trabalho com crianças na vida da igreja.

2o passo: PLANEJAR
Agora é hora de descrever seu Plano de Ação, organizar as demandas e definir seus alvos/objetivos.
Você pode partir de perguntas como “O que?”, “Qual?”, “Como?”, “Para quem?”, “Onde?”, “Quando?”, “Quanto?”.

Vamos pensar nas demandas:
1) CRIANÇAS – Quantas já tem? Como pretende alcançar outras?
2) ESPAÇO FÍSICO – Já tem sala(s) disponível(s)? Tem mobiliário na igreja? Como pensa em organizar as classes de maneira que supra à sua realidade local?
3) EQUIPE – Quantas pessoas vai precisar? Quais na igreja você tem observado como potenciais para o Ministério Infantil? Como pensa em oferecer treinamento a elas?
4) CURRÍCULO – Que temas bíblicos deseja abordar na EBD, Culto Infantil e demais Programações? Quais as áreas do ensino você deseja trabalhar com as crianças?
5) MATERIAL – O que você vai precisar? Quanto você vai gastar na aquisição de materiais didáticos, pedagógicos e de papelaria?

3o passo: IMPLEMENTAR
Chegou o momento de colocar as mãos na massa e transformar os planos em ações!
➢ CRIANÇAS E PAIS
Abaixo vão algumas ideias para captação das crianças:

  • Organizar um evento recreativo na igreja (sempre associado a um momento de ensino bíblico/evangelístico) e fazer um convite bem atraente (pode colocar um pirulito junto), para entregar nas casas próximas ou abordando as crianças nas ruas mesmo. Sempre é importante se identificar e explicar do que se trata o convite, pedindo para que entreguem aos pais/responsáveis.
  • Visitar familiares de irmãos da igreja que tenham crianças (sempre pedir aos irmãos para irem junto com você). Leve um doce e prepare uma pequena história para contar para as crianças na casa, dentro das possibilidades.
  • EBFs (Escola Bíblica de Férias) são sempre uma excelente porta para cativar as crianças e promover contato com os pais através da inscrição.
  • Desenvolver projetos de esporte, artes ou música na igreja.
  • Oferecer cursos gratuitos para crianças (de desenho, de instrumentos musicais, de teatro etc).

Agora, algumas sugestões para captação dos pais das crianças:

  • Ir até eles levando um folder ou convite para divulgar algum trabalho da igreja.
  • Promover uma gincana ou programação com sorteio de brindes.
  • Oferecer algum curso ou entretenimento para os pais paralelamente à programação que estará sendo realizada com as crianças.
  • Convidar as famílias para um café-da-manhã na igreja.
  • Ensaiar uma apresentação de música ou peça teatral, ou organizar uma exposição de algum trabalho que as crianças tenham feito (pinturas, modelagem com argila, dobradura etc) e convidar a família para prestigiar seus filhos.

➢ ESTRUTURA FÍSICA
Mapear o que se tem e fazer um orçamento para adquirir o que é necessário (mesas, cadeiras, armários, ventiladores etc) e também para alguma reforma ou construção.
Algumas ideias para levantar o valor necessário previsto:

  • Fazer cantinas (vendas de lanches ou refeições) na igreja, bazar de roupas usadas sapatos, artesanato, etc.
  • Elaborar um Quadro de Campanha, identificando o valor total necessário e dividindo esse valor em pequenas parcelas escritas em espaços menores do quadro, para que cada irmão que desejar contribuir, possa colocar seu nome no espaço correspondente (como no modelo abaixo).

E quando a Sala é mista (com todas as idades)? Vamos pensar em algumas alternativas.

  1. Fazer a Abertura (Boas-vindas, Louvor e Versículo) com todos juntos e depois dividir as crianças em 2 grupos (de não-alfabetizados/até 6 anos e de alfabetizados/de 7 anos em diante), separando a sala em 2 ambientes, um para cada grupo, para a ministração da lição/história e para a atividade manual ou brincadeira.
  2. Ter momentos separados para as duas turmas. Primeiro, as menores seguem para a sala para receberem o ensino e as maiores permanecem no templo. Depois, elas invertem (maiores na sala e menores no templo).
  3. Organizar a sala em 3 estações: Lanche, Atividade e História. As crianças serão separadas em 3 grupos (3 a 5 anos, 6 a 8 anos e 9 a 12 anos) e receberão uma identificação (fita no braço ou adesivo na roupa) com a cor correspondente a seu grupo. A Abertura (Boas-vindas, Louvor e Versículo) será também com todos juntos, depois, cada grupo é dirigido para uma estação diferente que estará organizada em 3 ambientes diferentes da sala (por exemplo: Estação do Lanche: bancos ou cadeiras; Estação da Atividade: carteiras ou mesinhas e cadeiras; Estação da História: tapetes e almofadas no chão). O tempo total após a Abertura, será dividido em 3 momentos e, cada vez que for para os grupos mudarem de estação, será dado um sinal sonoro (apito, campainha, etc).

Se não for possível adotar nenhuma dessas opções em sua realidade, a dica é trabalhar com uma linguagem que atenda melhor aos menores, pois são os que mais facilmente se dispersam e porque os maiores também vão conseguir acompanhar. Durante a ministração da lição, faça aplicações pontuais direcionadas aos maiores. Use recursos visuais interessantes e crie uma dinâmica de atividades em grupo, assim todos vão interagir juntos e todas as idades serão agregadas. Confie que o Espírito Santo é fiel e irá aplicar a Palavra no coração de cada uma delas!

➢ EQUIPE DE VOLUNTÁRIOS
Convidar pessoas em que se observa aptidão, disposição e compromisso com Deus e com a Obra e transmitir-lhes a visão do amor de Cristo pelas crianças e da importância do Dep. Infantil na igreja. Promover a eles a qualificação necessária através de cursos, treinamentos, estudos, leituras etc e definir a função de cada um.

As principais funções no Departamento Infantil são:

  • Coordenador: organiza todo o trabalho e a distribuição das classes; define o currículo a ser adotado; adquire material, faz a catalogação e define o local onde será guardado; recruta novos voluntários; promove treinamentos para os professores e auxiliares; promove reuniões e planeja com a equipe o calendário de atividades; promove as programações e a divulgação delas.
  • Professores: são os responsáveis pelo planejamento das aulas, pela seleção dos recursos didáticos, pelo preparo das lições e pela ministração das mesmas.
  • Auxiliares: estão a postos para o que for necessário (prestam apoio aos professores nas salas, participam no louvor, operam os equipamentos de multimídia, cuidam do lanche, da limpeza e da organização do ambiente, auxiliam nas brincadeiras etc).
    Toda equipe do Departamento Infantil precisa caminhar unida, compartilhando da mesma visão e buscando servir ao Senhor com amor e alegria no ensino e no cuidado às crianças.

➢ CURRÍCULO E CALENDÁRIO
Definir quais temas do conteúdo bíblico serão trabalhados nas Classes da EBD, do Culto Infantil Noturno e nas demais Programações. A partir daí, selecionar o material didático a ser adquirido. Elaborar também, em conjunto com toda equipe, um Calendário de Programações do ano, identificando os conteúdos a serem trabalhados em cada encontro.

➢ AQUISIÇÃO DE MATERIAL
Fazer um levantamento do que se tem e do que será necessário adquirir.

  • Didáticos: revistas de EBD, histórias, lições avulsas, figuras, cânticos e versículos visualizados, kits de EBF etc).
  • Pedagógicos: jogos, brinquedos, bonecos bíblicos etc.
  • Escolar / de papelaria: lápis, borracha, apontador, lápis-de-cor, giz-de-cera, canetinha, EVA, papel A4, cartolinas, tesouras, cola etc).

É muito importante:
✓ Definir um local (armários ou caixas encapadas) para guardar todo o material e assegurar de que ele será para uso exclusivo nas atividades com as crianças na igreja.
✓ Atentar para as condições de uso do material, para não expor as crianças a algum risco e nem oferecer a eles um recurso inadequado ou quebrado.
✓ Observar quando é necessário repor materiais escolares que já foram usados.
✓ Catalogar todo material didático (livros, revistas, lições) e arquivá-los em caixas de papelão ou plásticas poliondas com etiquetas de identificação do conteúdo pelo lado de fora.

✓ Fazer uma Ficha de Saída e Devolução do material didático da igreja, pois é fácil de se perder quando não se tem esse controle.

Esteja atento às boas ideias sobre produção de recursos e visuais que se pode achar na internet. Há muita coisa criativa que podemos aproveitar e adaptar para o ensino bíblico sem gastar muito.
Que Deus nos abençoe!

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