Dinâmicas e Brincadeiras
  • By Juliana Costa
  • setembro 29, 2023
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Dinâmicas e Brincadeiras

JOGOS DE REVISÃO:

1) Quem sou eu?    –

Este jogo é para crianças que sabem ler. Funciona muito bem com lições de um só livro da Bíblia. Você precisa de papel e um marcador, ou um quadro e giz, e uma cadeira. Uma criança senta-se na cadeira de frente para as outras crianças. Você escreve com letras grandes no papel, ou no quadro, o nome de uma pessoa que aparece numa das histórias que ensinou. A criança sentada na cadeira não deve ver o nome  escrito, mas as outras crianças podem ver. A criança pode fazer perguntas às outras crianças cujas respostas possam ser “sim ou não”. Certifique-se que as crianças respondem corretamente. Exemplo: O papel diz: “Maria”, então este é o nome que a criança deve adivinhar. A criança pode perguntar: “Sou um homem?”  As crianças respondem: “Não.” Então, a criança sabe que a personagem é uma mulher.  Ela pode perguntar de novo: “Sou a mãe de Jesus?” As crianças podem responder: “Sim.”  Então a criança descobre imediatamente e arrisca: “Sou Maria?”  O seu palpite está correto, então o professor escolhe outra criança para adivinhar outro nome que ele  escreve.

2) O que é que eu estou a fazer?
Este jogo pode ser usado  tanto∙ com os que leem como com os que não leem . Pode ser usado com livros da Bíblia ou estudo biográficos da vida de personagens bíblicos. Fale com uma criança com antecedência, dizendo-lhe um acontecimento importante de uma lição recente. As outras crianças não devem saber qual é o acontecimento. Então, essa criança deve tentar representar o acontecimento. Exemplo: Se tem estado a estudar o Livro de Êxodo, pode dizer a uma criança: “Tu és Faraó e recusas-te a deixar sair o povo de Israel em liberdade” A criança tenta representar Faraó a recusar-se a deixar sair o povo de Israel. As outras crianças tentam adivinhar até acertarem.

3) Revisão a cantar
Invente uma canção (palavras e música) que∙ mostre as ideias principais ou acontecimentos de uma lição. Cante todas as semanas, juntando um pouco de cada vez à medida que a lição progride. Junte gestos e movimentos rítmicos para criar mais interesse. Isto é eficaz com todas as idades.

4) Jogo da Velha
Este é um jogo de competição. É eficaz com∙ crianças mais velhas, assim como com crianças que tenham o mesmo grau de aprendizagem. Desenhe  dois riscos horizontais e dois riscos verticais, sobrepostos, no quadro ou na areia(com a forma de #) Divida as crianças em duas equipas. Deixe as crianças escolher nomes que as façam sentir importantes, como “Crianças de França “ou “Soldados de Jesus”. Uma equipa usa o símbolo X e outra equipa usa o símbolo O. O objetivo é alcançar 3 X ou 3 O em fila, quer para cima, quer para baixo, atravessado e em diagonal. Uma equipa tenta bloquear  a outra a fim de não a deixar colocar 3 símbolos em fila. Prepare perguntas acerca da lição ou lições  que estão a ser revistas? Faça a primeira pergunta a uma  das equipas. Se responderem correctamente, eles podem colocar o seu símbolo em qualquer quadrado que escolherem. Se não acertarem, então perdem a oportunidade de colocar o seu símbolo no jogo. A primeira equipa que conseguir fazer uma fila de 3 símbolos, ganha.

5) Memórias de uma pessoa
Diga o nome de uma∙ pessoa que a classe estudou. Se houver uma gravura, mostre-a. Se não, vista uma criança e faça de conta que ela é essa pessoa. A criança deve dizer tudo o que sabe acerca dessa pessoa. Aponte toda a pontuação, para tentarem bater a sua própria pontuação na semana seguinte.

6) Memórias de uma viagem
Esta atividade pode ser usada eficazmente para quaisquer grupos de lições que envolve uma pessoa ou grupo  de pessoas movimentando-se de um lado para outro,  por exemplo:  sobre as lições no livro de Êxodo, sobre a vida de Jesus ou as viagens de Paulo. Desenhe um grande mapa no chão, e deixe as crianças andarem sobre ele, seguinte a movimentação do personagem de lugar para lugar.

7) Diz a um vizinho
Uma criança finge ser uma personagem das histórias que estudou. Ela podia vestir-se a rigor, mas não é necessário. Pergunte às crianças se pudessem dizer somente uma coisa àquele personagem, o que lhe diriam? Escolha 5 crianças para virem à frente  e entregarem a sua mensagem ao personagem. Podem apontar o dedo se  quiserem. (Exemplo: A criança finge ser Ananias, Atos 5. As crianças podem vir à frente e dizer : Ananias, porque é que mentiste? Se não tivesses mentido, Deus não te teria morto!) etc.

8) Gestos
Conte por alto uma das histórias que já ensinou. Em cada ponto, dirija as crianças em determinados gestos para que mostrem o que está a dizer. Isto é eficaz para todas as idades, mesmo com os mais novos.

9) Que carta?
As crianças que jogam este jogo têm que saber ler e soletrar bem. É recomendado para crianças que frequentem a partir do 5º ano. Pense numa pequena frase (de 1 a 5 palavras) que seja importante para uma ou mais lições que ensinou. Num folha de papel ou no quadro, escreva os traços correspondentes a cada letra. Deixe espaços maiores entre cada palavra. As crianças adivinham letras que possam estar nas palavras. Se elas acertam nalguma letra daquela frase, escreva essa letra por cima do traço. À medida que se preenchem os traços, as crianças tentam adivinhar a frase toda.

10) O que é ?
Diga a um dos seus alunos um∙ objecto que foi importante para uma ou mais lições, sem que os outros ouçam. A criança não pode dizer o nome do objecto, mas começa a descrevê-lo e a dizer  qual é a sua utilidade. Os outros devem dar os seus palpites até acertarem. Exemplo: Se o objecto era o maná que Deus deu aos filhos de Israel para comerem no deserto, a criança pode dizer isto: “Era branco. Caía no chão. Sabia a mel. As pessoas apanhavam-no todas as manhãs.” Etc.

11) Diz-nos
Uma criança começa  a desenhar algo de uma das lições. À medida que desenha os outros tentam adivinhar.

Todas as semanas, o professor deve escolher um destes jogos ou outros, ou actividades para a revisão da lição. Não é necessário rever exactamente tudo, todas as semanas. Chega rever os pontos principais de semanas anteriores. Se as crianças tiverem um jogo favorito, pode jogá-lo mais frequentemente, ou então deixá-las escolher o que elas preferem. No entanto, é importante manter uma variedade de jogos.

JOGOS E BRINCADEIRAS

CORAL AFINADO
Divida os grupos em times.
Cada time escolhe um representante que vai receber do coordenador um bilhete com o nome de um a música (a mesma para os 2 times). Só o representante saberá o nome citado. Dado o sinal ele começa a desenhar no quadro branco algo que leve os membros do seu time identificarem a música. ATENÇÃO: não é permitido escrever, falar ou fazer sinais. Assim que os integrantes de um time julgarem ter descoberto de que música se trata deverá dar o sinal e começar a cantá-la. O time que acertar a música marca ponto e continua o jogo.

DESCOBRINDO A MÚSICA
Divida os grupos.
Todos os grupos sentado receberão fichas com frases de cânticos conhecidos. Dado o sinal os grupos deverão unir as frases para tentar descobrir a música e cantá-la. Acertando marca o ponto para seu time prosseguindo o jogo.

CONTANDO AS PALAVRAS
Divida os grupos. Separe dois representes de cada grupo.
Escolha com antecedência alguns versículos dos mais conhecidos e conte o número de palavras que cada um contém. Leia-os (um por vez) bem devagar e pausadamente para os dois representantes e peça-os para contar quantas palavras tem cada versículo. Marcará ponto para p grupo os representante que mais se aproximarem do nº correto de palavras.

TELEFONE SEM FIO
Dois grupos. Fila indiana.
Primeiro participante de cada grupo dirá bem baixinho no ouvido do participante da frente uma frase (ex: Jesus é meu melhor amigo porque…). Este deverá passar a mensagem a outra pessoa que completará a frase e assim por diante. A última deverá repetir a frase toda em voz alta. Vencerá o grupo que o último da fila dizer a frase com sentido e sem errar.

CAIXINHA SURPRESA
Em círculo. Caixinha de música. Caixa com tarefas.
Todos assentados em círculos um a um passará a caixa surpresa ao outro enquanto a música estiver tocando. Dado momento interrompe a música e quem estiver com a caixa nas mãos deverá tirar uma tarefa e executá-la.

BALAS E BALÕES
Em círculo.
Entregar a cada participante uma bala e um balão. Ao sinal do líder todos deverão desembrulhar a bala e colocá-la na boca e o papel dentro do balão; em seguida enche-lo e amarrá-lo assentando sobre o mesmo para estourá-lo. O primeiro que completar a tarefa ganhará um prêmio.

SALTITOS MOLHADOS
Grupos de 5 a 8 jogadores.
O 1º da fila segura uma jarra cheia de água colorida, os demais ficam atrás dele com o pé direito no chão e o esquerdo seguro pela mão esquerda do colega da frente. Ao sinal o grupo deverá levar a jarra até cruzar a linha de chegada tentando não derramar. Vence quem estiver com mais água em sua jarra. (fazer descalço)

CORRIDA ORIENTAL
Divida os grupos
2 cabos de vassouras, 2 bolas
Cada jogador deverá colocar a testa na ponta do cabo da vassoura e girar (6x) se parar, em seguidas tenta jogar a bola dentro do balde vazio tentando fazer cesta. Ganha que acertar o maior número de bolas na cesta.

OUTRAS SUGESTÕES:
PASSAR A LARANJA – um jogador de cada equipe recebe uma laranja, a qual deve prender no pescoço, entre o queijo e o peito. Ao sinal do líder deve passar para o colega sem deixá-la cair nem usar a s mãos.

COMER A MAÇÃ – Prender a maçã a um cordão sendo que o mesmo de altura até as boca do jogador. Ele com as mãos para trás deverá morder a maçã.

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