Berçário e Maternal
Trabalhando com Berçário e Maternal
Por Keli Talita Hollanda
BERÇÁRIO (0 a 1 ano)
* Características:
• Desde que nascem, passam por várias mudanças;
• As menores, a maior parte do tempo, só dormem;
• As maiores estão aprendendo a sentar, engatinhar, andar e já dominam bem o corpinho;
• As necessidades básicas são de cuidado, higiene, alimentação e amor.
* Como ensinar?
Através dos órgãos dos sentidos:
1. Visão: aprende a discriminar formas, cores, luzes, expressões faciais etc.
2. Audição: se familiariza com diferentes sons: pássaros, vozes humanas, animais…
3. Olfato: percebe o cheiro dos alimentos, perfumes, odores ruins…
4. Tato: aprende a pegar, alisar, tirar do local, apertar, derrubar, sentir texturas diferentes.
5. Paladar: conhece o mundo pela boca, e começa a distinguir sabores agradáveis e desagradáveis.
* Como dar aula?
• Ensino mais emotivo que racional.
• Explore recursos acessíveis para o bebê.
• Enquanto o bebê brinca, engatinha ou é trocado, escuta o professor falar sobre Jesus. EX: “Jesus ama
o Rafael”, “Como a Paola é linda!”
• Escolha poucos cânticos fáceis para cantar durante o mês.
Síntese: o ensino é transmitido pelo amor.
* Recursos Pedagógicos
• Brinquedo: plástico ou borracha, sem pontas e nem peças pequenas, nada que machuque. Obs: não
devem ser passados de um bebê para outro e devem ser lavados ao final de cada aula.
• Gravuras: grandes, simples (sem muitos detalhes), colorida, em material que ele possa pegar.
• Conversação: voz bem moderada, não grite ou fale alto para manter a calma do ambiente.
• Bíblia: sempre visível. Existem Bíblias para bebês que são reforçadas.
• Música ambiente.
• Móbiles e paredes decoradas.
• Disciplina: mostrar o reflexo do erro (Ex: Falar, com amor, que ele machucou o coleguinha; que não
conseguiu o que queria chorando e gritando etc).
* Sala de aula
Ambiente confortável, seguro, limpo e bem decorado, mas sem exagero.
Para as mães que insistem em ficar na sala:
1) Converse e mostre segurança para cuidar dos bebês.
2) Faça cartazes para a porta.
3) Convide-a para participar da escala do Berçário.
4) Mande uma cartinha aos pais.
5) Caso seja necessário, peça apoio ao pastor da igreja para avisar e alertar sobre o funcionamento do
Berçário, sobre a necessidade de novos voluntários etc.
* Parte prática
• Faça uma ficha para cada bebê marcando os horários de mamadeiras, remédios, dados pessoais, contatos dos pais e observações sobre a criança;
• Prepare-se, estudando a Bíblia e outros livros relacionados com o ensino aos bebês;
• O bebê precisa ouvir do professor as palavras Deus (Papai do Céu), Jesus, Senhor, Igreja, Bíblia,
Família e Amor muitas vezes. Repita várias vezes o mesmo princípio em frases diferentes. Ex: ao pegar uma flor: “Deus fez essa flor!”; “Como é linda a florzinha que Deus criou!”; “Muito obrigado Deus, pela flor!”;
• Tenha atenção quanto ao momento de trocar as fraldas e a todos os cuidados com a higiene e segurança dos bebês.
MATERNAL (2 a 3 anos)
* Características:
1) Físicas:
• Ativa, desenvolvendo os músculos maiores;
• Faz tudo com todo o ser.
2) Mentais:
• Imitador;
• Concentração curta;
• Atenção de 3 a 5 minutos;
• Memória curta;
• Descobridor.
3) Volitivas:
• Testa limites e quer se impor;
• Descobre que pode tomar decisões;
• Disciplina correta nesta idade vale por toda a vida.
4) Sociais:
• Ainda não sabe dividir, precisa aprender;
• Simpática e sociável.
5) Emocionais:
• Sensível às emoções dos outros;
• Procura novas sensações;
• Espontânea, não tem inibição;
• Se assusta com facilidade;
• Confiante e carinhosa.
6) Espirituais:
• Já pode conhecer acerca do amor de Deus e gosta de aprender sobre a Criação.
* Como ensinar?
• Deixe tocar músicas alegres na sala para quando chegarem e receba-as com amor e acolhimento.
• Ensino simples e repetido (pequenas histórias), com recursos e atividades variados;
• Procure levar objetos, bonecos, coisas vivas (folhas, flores etc) para cada um, para que explorem, vejam, sintam, experimentem e ouçam. Lembre-se que os sentidos deles estão em plena atividade, use estímulos sensoriais durante o ensino;
• Ensine sempre uma verdade, um detalhe, uma atividade por vez;
• Interaja e converse muito com eles junto aos livros e brinquedos, tudo de forma bem natural;
• Trabalhe com rotina;
• Use uma linguagem compreensível e amorosa;
• Use expressões de sentimentos na comunicação, mas cuidado com o exagero;
• Se Deus é maravilhoso para você, transmita isso à criança;
• Apresente versículos curtos, sem perder o sentido – Ex: “Deus é amor” (I João 4:8);
• Tenha atividades manuais simples, relacionadas à lição bíblica;
• Incentive-os a dividir;
• Estimule-os a cuidar da sala, plantas, roupas, materiais e animais;
* Conceitos básicos:
1) Deus Criador;
2) Deus está sempre pertinho de nós;
3) Deus nos ama sempre;
4) Jesus é o nosso Salvador;
5) Bíblia, o livro especial de Deus.
* Recursos pedagógicos
• Brinquedo + Conversa
• Gravuras: grandes, simples, coloridas, preferencialmente que eles possam pegar (plastificadas)
• Filmes curtinhos, imagens projetadas
• Lição Bíblica ilustrada com recursos que sejam acessíveis a eles
• Livros de feltro interativos (Quiet Book)
• Fantoches e dedoches
• Flanelógrafo com poucas e grandes figuras
• Massinha e jogos de encaixe
• Bonecos de borracha ou plástico
• Personagens de sucatas
• Caixa surpresa
• Caixa de areia (pode usar bolinhas de isopor ou arroz no lugar da areia, mas com toda vigilância).
* Sala de aula
– Deve ter muita ordem e beleza, pois a desordem produz insegurança, indisciplina e desinteresse e o estado
emocional da criança é influenciado pelo ambiente que a cerca;
– Todo cuidado com a segurança (tomadas protegidas, nada perigoso ao alcance delas, piso não pode ser
escorregadio etc)
– Cuide com o clima emocional da sala, porque elas respondem muito ao ambiente.
A criança forma seus conceitos e sua percepção sobre o mundo, a partir de suas primeiras experiências de vida, pela influência (positiva ou negativa) das pessoas e circunstâncias que a cercam. Trabalhar com crianças pequeninas nos parece uma tarefa simples, sem muita visibilidade, porém é uma responsabilidade toda especial e de extrema importância, pois o professor estará ajudando a formar os princípios de sua fé e caminhada com Deus. Quando existem pessoas dedicadas nesse ministério, os bebês e crianças pequenas associam sentimentos de segurança, amor e cuidado na igreja, criam vínculos e desenvolvem um senso de pertencimento ao grupo.