Por Keli Talita Hollanda
1) IMPORTÂNCIA – Por que memorizar versículos?
• Porque a própria Palavra de Deus revela o valor de se tê-la guardada na mente e no coração (Sl. 119:1-11).
• Porque Jesus mesmo foi exemplo, quando muitas vezes citou trechos das Escrituras que ele já tinha em Sua mente, como quando foi tentado (Lc. 4:1-13).
• Porque a Palavra se torna mais viva para nós quando podemos nos lembrar dela e aplicá-la no nosso dia a dia em obediência (Col. 3:16; Tg. 1:22; I Jo. 2:4-6).
2) RESPONSABILIDADE – Quem deve ensinar as crianças a memorizar versículos?
Pais e mestres da Palavra.
3) TEMPO – Quando ensinar versículos?
Sempre que for ministrar a Palavra. Porém, é necessário respeitar o nível de compreensão e a capacidade de memorização das crianças de acordo com a idade delas. Se os encontros acontecem somente uma vez por semana, então:
➢ Crianças de 2 a 3 anos: repetir o mesmo versículo (ou parte de um versículo) por 3 a 4 semanas.
➢ Crianças de 4 a 6 anos: repetir o mesmo versículo por 2 semanas.
➢ Crianças de 7 anos ou mais: já são capazes de decorar versículos inteiros em apenas 1 semana.
4) MÉTODOS – Como fazer isso?
1. Escolha um versículo (ou parte de um versículo) que faça sentido para a vida da criança (considere sua idade). O versículo deve ter ligação com o ensino principal da lição.
2. Leia-o diretamente na Bíblia (dê preferência ao uso de Bíblias com versões mais fáceis de a criança entender, desde que não distorçam o verdadeiro significado do texto).
3. Apresente o versículo através do recurso escolhido (não se esqueça da referência, o endereço do versículo).
4. Explique a mensagem do versículo e se houverem palavras difíceis, defina-as. Faça perguntas para estimular a compreensão do texto.
5. Repita várias vezes com as crianças (pode mudar a entonação da voz; pode ensinar cantando as palavras; pode “engolir” algumas palavras deixando-os acrescentá-las no meio da frase; pode determinar um grupo específico para repeti-lo (ex: “Agora só vai falar quem tem a cor azul na roupa!” ou “Somente quem tem a letra A no nome”); pode dividir o versículo em duas partes no grupo para que um lado fale de pé a primeira parte e depois o outro lado se levante e o complete; pode fazer gestos e mímicas para representar as palavras; etc) .
6. Você pode trabalhar alguma atividade manual ou brincadeira que reforce o aprendizado do versículo. Ao final da aula, entregue um lembrete do versículo para levarem e treinarem em casa.
OBS: Defina sempre o momento do ensino do versículo no seu planejamento da aula. Antes de ensiná-lo às crianças, memorize o versículo. Treine antecipadamente com o recurso q irá usar. Faça com que essa atividade seja divertida e interessante para que eles criem o hábito de guardar a Palavra com alegria e motivação.
5) RECURSOS – O que usar para facilitar a memorização de versículos?
Algumas sugestões:
✓ Cartazes
✓ Quadro-de-pregas
✓ Varal
✓ Quebra-cabeças
✓ Visuais em varetas
✓ Figuras avulsas
✓ Fantoches
✓ Objetos
✓ Músicas
✓ Slide/Datashow
✓ Quadro-branco
✓ Flanelógrafo
Versículos para decorar e compartilhar: