A função do Professor
A função do professor no Ministério Infantil
Por Keli Talita Hollanda
*Visões distorcidas acerca do que seja o ensino bíblico às crianças:
“Ocupar a criança na salinha para que ela não atrapalhe os adultos durante o culto.”
“Para a criança, qualquer coisa serve, elas são simples.”
“Ler histórias bíblicas tão somente já basta, não precisa explicar, porque a Palavra de Deus fala por si mesma.”
“A criança tem que decorar a Bíblia, não precisa entender o que ela diz, porque o Espírito Santo faz a obra, basta ela saber os versículos de cor.”
“Para ensinar crianças basta ter disposição, não é necessário muito preparo.”
“Músicas cristãs, tarefinhas bíblicas e brincadeiras são tudo o que as crianças precisam na igreja!”
“Vamos ensinar as crianças porque são o futuro da igreja” (sem observar as necessidades presentes).
Ensinar a Bíblia para as crianças é uma tarefa sublime e privilegiada, que não deve ser negligenciada e nem, tampouco, ser feita de maneira desleixada (Rm. 12:07b). Leia com atenção esse trecho do livro “Ministério Infantil, fundamento e prática” (Deepak Reju e Marty Machowski):
“Se você deixar uma sala cheia de crianças sem nada para fazer, em pouco tempo elas ficam barulhentas e implicam umas com as outras (…). A doutrina da depravação é infalível (Rm. 3:23). As crianças não precisam provar que são pecadoras. A maioria das crianças, por natureza, se importam mais consigo mesmas do que com Deus. Sua curta capacidade de concentração, sua imaturidade e sua implicância umas com as outras mostram que elas são, por natureza, tolas (Pv. 22:15). Mas com cada desafio vem uma oportunidade. (…) Por que você está aqui? Por que você está trabalhando todos os domingos de manhã por essas crianças? Dito de forma simples, ORGANIZAMOS O MINISTÉRIO INFANTIL, RECRUTAMOS VOLUNTÁRIOS E ENSINAMOS A BÍBLIA A ESSAS CRIANÇAS PORQUE NOSSO DESEJO É VER TODA UMA GERAÇÃO DE CRENTES FIÉIS DESPERTADA PARA PROCLAMAR O EVANGELHO A UM MUNDO QUE PRECISA DELE. Isso mesmo. Tudo isso começa em sua aula com um grupo de crianças confiadas a você todo domingo de manhã. Você está pronto para a tarefa?” – pgs. 12 e 13
O professor de crianças na igreja é aquele que tem nas mãos a grande responsabilidade de transmitir, pelo ensino e pelo exemplo, as verdades da Palavra de Deus. Cabe a ele o papel de ministrar na vida dos pequeninos conhecendo seus alunos, escolhendo bons materiais, estudando e se preparando, usando boas metodologias e linguagem adequada e, principalmente, regando seu trabalho com muita oração. É na dependência de Deus, no amor pelas crianças e na obediência ao ministério que o Senhor lhe confiou, que ele cumpre com esmero sua preciosa missão.
* Que pessoa pode ser um professor cristão de crianças?
1) Pessoa transformada pelo Evangelho.
2) Pessoa com visão e disposição para ministrar à vida das crianças.
3) Pessoa treinada e habilitada para essa tarefa.
* Características de um bom professor no Ministério Infantil:
➢ Ama servir ao Senhor.
➢ Tem visão da necessidade de ganhar crianças para Cristo.
➢ Ora e depende de Deus para exercer seu ministério.
➢ Procura conhecer seus alunos e criar vínculo com eles.
➢ Preocupa-se com o crescimento espiritual de seus alunos.
➢ É responsável (cumpre os 3 “Ps” – Presente, Pontual e Preparado).
➢ Estuda, pesquisa e se esmera para dar sua melhor aula.
➢ Dedica-se ao seu aperfeiçoamento.
➢ É criativo, busca novas alternativas.
➢ Comunica-se numa linguagem compreensível e adequada à faixa etária de seus alunos.
➢ Busca aprender e viver o que ensina.
Nosso objetivo nesse ministério precioso que o Senhor nos confiou, não pode ser nada menos do que o descrito abaixo por Reju e Machowski:
“Aqui está o que queremos ver. Queremos crianças que crescem e se tornam cristãos que permanecem firmes quando as pressões culturais contradizem a Bíblia; que corajosamente compartilham o evangelho com pessoas perdidas; que se destacam como luz para um mundo escuro, um forte contraste com a vanglória, gula e ganância deste mundo; e que voluntariamente sofrem e até morrem por causa de Cristo. (…) Seu trabalho é ser fiel em ensinar, liderar e orar pelas crianças, e Deus fará todo o resto.” – pg. 13
* Espelhando-se no Mestre dos Mestres:
Tinha comunhão com Deus e separava tempo para se alimentar na Sua presença.
Sabia de sua responsabilidade como Mestre e a exercia com prazer e dedicação.
Procurava estar perto das pessoas a quem ensinava, Ele as conhecia e se envolvia com elas.
Usava de criatividade na hora de expor Seus ensinos.
Usava linguagem acessível e comum a todos os seus ouvintes.
Ensinava com autoridade e vivia o que ensinava.
“Todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre.” Lucas 6:40b